Cerca de 60 jovens do município de Quijingue se reuniram durante este sábado (20) no distrito de Algodões para a I Oficina sobre Políticas Públicas. O encontro foi promovido pelos próprios jovens que compõem o CMJQ – Coletivo Municipal de Jovens de Quijingue, e envolveu diversos tipos de atividades.
O evento começou com a palestra do escritor quijinguense William Matos, autor do livro Bullying e Cyberbullying – Conhecer para combater, identificar para prevenir. Na parte da tarde, o destaque foi para a participação do jovem Dailson Andrade, ex-coordenador geral do Coletivo Regional Juventude e Participação Social (CRJPS), que falou sobre o panorama atual da juventude brasileira, com destaque para as últimas manifestações que eclodiram nas ruas do país.
Segundo Dailson Andrade, o principal motivo que levou o povo às ruas foi o grande avanço e mudança na pirâmide econômica. “Pessoas que viviam abaixo da linha da pobreza e hoje são classe média, e que não querem apenas pão, comida, mas querem também serviços públicos”, defendeu. Segundo ele, o problema que atrasou os avanços nas políticas públicas para a juventude foi a forma como o Estado sempre tratou o segmento, e provocou a plateia. “Perguntem para seus pais se eles já chegaram no futuro, como que é. É feio? É bonito? É preto? É branco?”.
Para Joelnir Santana, jovem egresso do CMJQ e atual secretário de Administração de Quijingue, a participação no coletivo proporciona uma vivência inédita para os jovens. “O que vocês aprendem aqui não é passado na escola, não é visto nas faculdades”. Durante o encontro, foi oficializada a criação da base do coletivo em Algodões. “As pessoas vieram aqui com foco e a partir de agora vamos fortalecer cada vez mais a nossa base”, explica Moacir Nazgul Abreu, coordenador do CMJQ.
Redação Portal Tucano
Nenhum comentário:
Postar um comentário