Jovens integrantes do Coletivo Municipal de Jovens de Quijingue (CMJQ) se reuniram na manhã deste sábado (09) em Tucano para realizar a assembleia da instituição e eleição da nova coordenação. Em tom de despedida e de avaliação, o encontro contou com a participação de grandes lideranças como o vereador Pastor João (PT – Quijingue), vereador David Andrade (PT – Tucano); André Silva, coordenador geral do Coletivo Regional Juventude e Participação Social (CRJPS); Marcos Leone, coordenador do CMJQ; Joelnir Santana, secretário de finanças de Quijingue; Maria Clara, representante da ONG Humana Brasil; Almir Terra Branca, liderança jovem de Quijingue, dentre outros.
Para André Silva, coordenador geral do CRJPS, o encontro é um momento importante para definir as principais diretrizes de atuação e também uma oportunidade para avaliação. “A juventude tem esse papel importante, estratégico, sobretudo de definição de políticas públicas para a juventude”.
Emocionado, Marcos Leone, coordenador do CMJQ, se despediu do grupo enquanto coordenador e falou do aprendizado que teve. “A gente só consegue modificar a vida das pessoas quando a gente modifica a nossa própria vida. Muito do que eu sei hoje, o que eu tenho de conhecimento eu devo ao coletivo de jovens”, disse.
E é esse aprendizado mencionado por Leone que destacou também o secretário de finanças de Quijingue, o jovem Joelnir Santana, membro do Coletivo. “Nós temos lideranças políticas e sociais que vieram do coletivo de jovens e hoje ocupam espaços estratégicos de poder. É importante lembrar aqui também da importância de inserir no PPA, que é o Plano Plurianual, as demandas da juventude e que essa própria juventude participe e sinalize para o governo municipal quais são estas demandas”, frisou.
O vereador David Andrade falou do reconhecimento que o trabalho realizado pelo Coletivo Regional tem em todo o país e da importância da juventude investir na busca por conhecimento. “Eu lembro que no início nossa família perguntava o que a gente ia ganhar, e a gente citava uma ou duas pessoas que tinha alguma renda e dizia ‘ele tá ganhando isso’”, lembra.
Depois das apresentações, os jovens apresentaram pontos positivos e negativos da atuação da última gestão e em seguida foi feito um balanço da participação do Coletivo Municipal em eventos estaduais e nacionais e ações realizadas no município base de atuação. Em seguida, foi feita a eleição da nova coordenação, que elegeu a jovem Fabiana Pereira, 17 anos, coordenadora municipal do CMJQ. Em seu discurso de posse, ela agradeceu a confiança de todos e disse que vai trabalhar para manter a união de todo o grupo e investir em ações de formação da juventude. “O que me faz estar aqui é o desejo de uma realidade melhor para o jovem de Quijingue, jovens que não têm perspectiva de vida, da política, e isso me impulsionou a ser coordenadora do Coletivo”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário