sábado, 28 de abril de 2012

Moradores de Quijingue realizam manifestação contra corrupção na cidade

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23 de abril, uma grande manifestação popular contra a corrupção e pela cidadania em Quijingue-Bahia, cidade do sertão da Bahia, localizada à 333km da capital baiana. Surgida a partir das redes sociais e do blog Quijingue.com, o ato público foi a primeira manifestação popular e apartidária contra a corrupção na pacata cidade do interior da Bahia. Com cartazes e faixas nas mãos a população quijinguense foi às ruas em defesa da cidadania do povo e exigir mais transparência e participação popular na gestão pública.

Iniciada pouco mais das 10h da manhã, a manifestação concentrou-se em frente à antiga Igreja Católica na praça Tiradentes. Sob grande queima de fogos, o jovem professor Laécio Andrade falou sobre o caráter pacífico e apartidário do movimento e convidou a população a cantarem juntos o hino nacional.

Aos poucos, mais pessoas iam aparecendo e pregando em seus peitos os adesivos com os dizeres: “XÔ Corrupção: Primeira Manifestação Popular e Apartidária, Contra a corrupção e pela Cidadania – Eu Fui!!!”.

Entre os participantes, cidadãos quijinguenses de todos os cantos do município que fizeram um grande esforço para estarem presentes neste momento histórico. Também compareceram para prestigiar o evento, representantes das igrejas católicas e evangélicas, representantes dos partidos e da sociedade civil organizada, líderes comunitários, vereadores, políticos, professores, profissionais liberais, homens, mulheres, idosos e crianças de todas as idades.


Entre os convidados para palestrarem sobre a cidadania e a importância da mobilização popular em defesa dos temas de interesse da coletividade, estavam o Gestor de Projetos da ONG Humana Povo Para Povo, Raimundo Carlos, o jovem David Andrade do Coletivo Regional de Jovem e Participação Social, Marcelo Cardoso da APLB Sindicato, Zé Carlos, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue e o jovem Marcos Leone diretor do Coletivo de Jovens de Quijingue. Todos foram bastante aplaudidos e saudados com fogos e apitaços.

Após as falas dos convidados, o professor Laécio fez a leitura do Manifesto contra a corrupção e pela Cidadania, documento que sintetiza a insatisfação popular com as velha fórmulas de gestão pública que favorecem à corrupção e prejudicam o município.

Lido o Manifesto, os manifestantes iniciaram a passeata, dando uma volta na Praça Tiradentes (praça do Obrigo) e seguindo em direção à Praça Hermógenes J. da Silva, onde está situada a prefeitura de Quijingue. Com nariz de palhaço, apitos e vassouras nas mãos, os manifestantes fizeram bastante barulho. Ao chegarem à praça da prefeitura, os manifestantes realizaram uma lavagem da calçada do órgão público, como símbolo de indignação e repúdio do povo quijinguense a todo e qualquer ato de corrupção na esfera pública. Uma carroça com água foi usada na lavação.

No momento em que os manifestantes se aproximaram da prefeitura, o prefeito da cidade, Joaquim M. dos Santos, não estava presente. Todos os funcionários saíram para assistir a lavação.  A polícia Militar acompanhou toda a mobilização popular garantindo a tranqüilidade e o direito legítimo que a população tem de se manifestar.
Para os organizadores, o evento foi um grande sucesso, alcançando o seu objetivo principal, que foi, sobretudo, o de mostrar a insatisfação popular com os rumos da administração pública do município. No final da manifestação foi oferecido um lanche para todos o participantes do evento.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto Imagem do Sertão II vai proporcionar formação de qualidade para jovens de Quijingue, Itiúba e Cansanção

Oficina durante a primeira edição do projeto
Aconteceu nesta ultima terça-feira (17), no salão do STR de Quijingue, o evento de abertura do Projeto Imagem do Sertão II. A primeira edição ocorreu em 2011, com a realização de curso básico de fotografia e vídeo para 90 jovens estudantes do ensino médio e contemplou, além de Quijingue, os municípios de Cansanção e Itiúba.

Este ano, uma parceria com a Globo e a UNESCO garantiu a renovação do projeto, que vai atender a mesma abrangência e público alvo, mas com uma novidade: a implementação do curso de informática na grade formativa do projeto.

Em Quijingue, Imagem do Sertão II vai trabalhar com 30 jovens de três escolas estaduais: São Sebastião, em Algodões; Anexo São Sebastião, em Maceté, e CEDLEM, na sede do município. Serão oferecidos os cursos de fotografia, vídeo e computação. Segundo o coordenador do projeto em Quijingue, Horácio Parruque, “o objetivo maior do projeto é incentivar a formação da identidade do jovem rural, aumentando a sua auto-estima e abrindo uma porta para uma vida profissional com dignidade, trabalho e renda”, disse.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Coletivo de Jovens de Quijingue promove oficina sobre protagonismo juvenil

O Coletivo Municipal de Jovens de Quijingue (CMJQ), organização juvenil que vem atuando na organização da juventude na cidade desde 2004, realizou nesta sexta-feira (13), uma oficina sobre protagonismo juvenil, ministrada pelo educador da equipe de juventude do Movimento de Organização Comunitária (MOC), o pedagogo Givaldo do Carmo Souza (Gil). O evento aconteceu no salão do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Quijingue.

Cerca de 40 jovens oriundos de grupos organizados de igrejas, associações, esporte, escolas e culturais, dentre outros, vindos da sede da cidade e comunidades como Serra Branca, Lagoa do Ouricuri, Terra Branca, Alto, Lagoa dos Cagados, Baixa da Luva e do distrito de Algodões. No final, os jovens receberam um certificado com carga horária de 10 horas. A atividade contou com o apoio do STR Quijingue, ONG Humana Brasil, ASCOOB Itapicuru e MOC.
Para o Coordenador Municipal do CMJQ, Marcos Leone, o encontro foi de fundamental importância para provocar na juventude e cumpriu com o seu objetivo. “Queríamos provocar nessa juventude sentimentos valorosos como o espírito empreendedor. Esse é um dos principais pilares do coletivo. E quando vemos jovem saírem da oficina cheios de sonhos e metas temos a convicção de que a missão foi cumprida”, pontuou.

Texto: Joelnir Santana



domingo, 8 de abril de 2012

O poder mobilizador e de transformação da comunicação

No início de novembro de 2011, estive em Camamu, cidade localizada no Baixo Sul da Bahia, para passar a adolescentes e jovens rurais noções de comunicação, com foco na produção de jornal. A proposta era simples, porém desafiadora: fazer com que aqueles meninos e meninas aprendessem o ofício e, o mais importante, fossem motivados a continuar o trabalho nas comunidades onde moravam.

Para muitos deles, era o primeiro contato com o computador. Então falar-lhes sobre gêneros jornalísticos, editorias, lide, linha editorial, elementos textuais e gráficos e pirâmide invertida constituía uma missão ousada. Além do jornal, eles tiveram contato com as linguagens de fotografia, rádio e internet. E saíram empolgados. A semente havia sido plantada.

Dilma lança programa nacional de educação no campo

A presidente Dilma Rousseff lançou no dia 20 de março, em cerimônia no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo). O programa tem o objetivo de formar professores, educar jovens e adultos e garantir práticas pedagógicas para reduzir as distorções no cenário educacional do campo brasileiro. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que a iniciativa “vai dar uma grande contribuição para que o Brasil resgate uma dívida histórica”. “Não temos uma política específica de educação para os jovens que vivem no campo brasileiro. O Pronacampo tende a reverter essa situação”, disse o ministro. A presidente Dilma Rousseff demonstrou, em seu discurso, preocupação, sobretudo com os pequenos agricultores, da agricultura familiar e assentados. Segundo ela, parte significativa da população mais pobre deste País está em áreas de quilombolas ou nas áreas onde não houve prosseguimento das ações de reforma agrária. Ela destacou a importância da iniciativa do Pronacampo, que vai preparar os estudantes na sua área, que é responsável por boa parte do superávit comercial do País.

A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presente à solenidade, disse que as “políticas públicas se concentraram no campo apenas com transporte escolar e nada mais”. “São décadas de abandono no campo”, disse a senadora, que elogiou a iniciativa do governo.

Durante a cerimônia, uma mulher com boné do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) pediu que a escola do campo “seja como a nossa casa, não como a casa alheia” e entregou à presidente um dicionário sobre a educação no campo. Da plateia, algumas pessoas cantaram que “Educação no campo é direito, não é esmola”.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), no campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. O governo quer permitir acesso de 1,9 milhão de estudantes a bibliotecas escolares, implantar ensino integral em mais de 10 mil escolas, promover formação continuada para mais de 10 mil professores, oferecer 120 mil bolsas de formação profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), disponibilizar recursos para a construção de 3 mil escolas e aquisição de 8 mil ônibus escolares. O Programa Nacional do Livro Didático também deve garantir a distribuição de material sobre a realidade rural para mais de 3 milhões de estudantes.

Fonte: www.consuladosocial.com.br

Coletivo de Jovens de Nordestiva avalia 2011 e planeja ações para 2012

O Coletivo Municipal de Jovens de Nordestina -CMJN- Tem desenvolvido nesse início de ano grandes atividades importantes para a mobilização da juventude Nordestinense.

-Início das atividades (2012), com um super planejamento em reunião mensal no dia 14 de Janeiro e com uma reavaliação de 2011 para focar com mais aperfeiçoamento nas atividades planejadas para 2012;
 - Dando continuidade as atividade, em reunião mensal no dia 11 de fevereiro, foi redefinido a programação para o primeiro semestre de 2012, debatendo a importância de se criar o conselho de Juventude no município,  com os primeiros passos a serem tomados a partir da conferência municipal de juventude, realizada em 2011, tirado como encaminhamento as visitas a serem feitas nos grupos de base, e que a próxima reunião será uma oficina " Projeto de Vida, com Givaldo, coordenador de Juventude do MOC, além de 6 jovens enviados para estudar na EFAs de Monte Santo.

Senado aprova relatório sobre Estatuto da Juventude

A reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, que aconteceu nesta quarta-feira (15), foi acompanhada por jovens de diferentes movimentos interessados na aprovação do projeto de lei que regulamenta o Estatuto da Juventude (PLC 98/11).

Para Gabriel Medina, presidente do Conselho Nacional de Juventude, a aprovação na CCJ é importante porque dá continuidade aos avanços dos marcos legais, que começaram com a aprovação da PEC da Juventude, em 2010, que introduziu o termo “juventude” na Constituição Federal. Segundo ele, “o Estatuto marca um novo período de ampliação e afirmação de direitos sociais e políticos.” Gabriel também destacou que o Estatuto foi uma prioridade definida na 2ª Conferencia Nacional de Juventude, o que reafirma a importância da participação política dos jovens nos processos decisórios e nos espaços de poder.

O Estatuto regulamenta os direitos das pessoas de 15 a 29 anos, definindo obrigações da família, da comunidade, da sociedade e do poder público. Nas disposições gerais, é assegurado aos jovens o direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; à educação; à profissionalização, ao trabalho e à renda; à igualdade; à saúde; à cultura; ao desporto e ao lazer; à sustentabilidade e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; à comunicação e à liberdade de expressão; à cidade e à mobilidade e à segurança pública.

Com informações do juventude.org.br